quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NATAL 2011

MENSAGEM DE NATAL 



Aproxima-se mais um Natal, lembro-me das guerras injustas, penso nos desfavorecidos, esses que dormem ao relento e ao despertar famintos, percorrem ruas olhando as montras que lhes aguçam a vontade da boca onde a rua é o seu alimento e protecção. Todos nos pedem um momento de reflexão e trazem consigo  sempre os votos  renovados, de paz, de saúde, felicidade e, sobretudo esperança de que tudo vai ser diferente no Novo Ano.
Este não vai ser, apenas mais um Natal onde a lição dos humanos ditos racionais, abriram uma brecha na nossa lógica para a efectiva prática da falta de caridade e do envolvimento com os princípios que nos foram ensinados.Assim não peço que esta quadra Natalícia seja diferente, simplesmente imploro que seja igual aos anos anteriores, abraçar os amigos, dar uma palavra de conforto e sobretudo ser solidário para com os mais necessitados. 
Quero agradecer as vossas mensagens e 185890 visitas neste blogue, para me fazerem viver ainda mais com um sorriso, lhe poder desejar um Natal com o aconchego de toda a família e que durante o Novo Ano, exercite o respeito e o convívio com o diferente, a tolerância com o inflexível, acima de tudo que pratique a solidariedade e que seja, muito mas MUITO FELIZ.

São os votos de: Reinaldo Meireles

Novelas 22 de Dezembro de 2011 



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

MOVIMENTO DE FREGUESIAS SEMPRE.

 NÃO À EXTINÇÃO, SUPRESSÃO DA FREGUESIA DE NOVELAS!


No passado dia 9 de Dezembro de 2011, Carlos Alberto Miranda Monteiro Presidente da Junta de Freguesia de Novelas e líder do movimento dos Presidentes de Junta do concelho contra a reforma administrativa, intitulado "Movimento, Freguesias Sempre", levou a efeito no salão polivalente da Sede da Junta de Freguesia, uma sessão de esclarecimento da reforma administrativa – Livro Verde intitulado por alguns deputados de “Livro Negro”. 
 
 Moderados pelo presidente da Junta de freguesia de Novelas, Álvaro Pinto, presidente da Junta de Parada de Todeia; Daniel Vieira, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova; Pedro Nunes, presidentes da Junta de Freguesia de Leça de Palmeira; Carmim, Presidente da Junta de Gueifães entre outros; e João Avelino representante do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
  Tornou então, esta sessão possível aos promotores do movimento e aos presentes mostrar o protesto da redução, fusão ou extinção das freguesias, onde não pouparam criticas à reforma proposta, e defenderam que as juntas de Freguesia devem ser asseguradas uma vez que têm um importante contributo para as populações locais, esclarecendo desta forma os cidadãos.
Fizeram-se representar também deputados da Câmara Municipal, Membros da Assembleia de Freguesia, dirigentes Associativos e vários presidentes de Junta concelho de Penafiel, que mostraram a sua preocupação.
 
  Foram, abordados e elucidados os Novelenses que estavam interessados, preocupados e em desacordo com a Reforma Administrativa, sendo para o efeito recolhidas assinaturas contra a fusão extinção ou supressão de freguesias tais como a freguesia de Novelas, não deixando desta forma que se perca a identidade, as tradições e associativismo e o nome desta Freguesia com origem, antes da fundação da nacionalidade.
 
Como fica o património? Quem agrega quem, como e porquê? Que competências pretendem dar? Porque o fazem se o estado nada ganha e as populações só perdem com isso, são este alguns dos motivos entre muitos outros, que levam o líder do “Movimento de Freguesias Sempre” a defender os NOVELENSES e a Freguesia.
 
Novelas é e sempre foi muito grande em cultura e associativismo, ter orgulho de aqui nascer é honrar a freguesia com uma história milenar.
 
Aqui se cruzaram e passaram grandes homens de vários sectores, político-sociais, culturais e desportivos, que muito orgulham os Novelenses.
Quem não vê isso?
 
    Até o poeta António Nobre e o rubro e gordo Cabanelas, se aqui voltassem a passar e vissem a estação noutro lugar ou freguesia suprimida, sentiriam uma dor no coração que chamariam os cavalos para certamente chicoteá-los...
 
Novelas tem história!
diga NÃO À EXTINÇÃO OU Supressão DA FREGUESIA DE noVELAS.


Novelas 18 de Dezembro de 2011





ACADEMIA DE DANÇA!

MUSICAL DE NATAL; “A MAGIA DA LUZ”!

 
 A Junta de Freguesia de Novelas levou a efeito no dia 16, 17 e 18 de Dezembro um musical de Natal, dinamizado pela academia de dança misturado com ballet e o brilho da quadra Natalícia.
 Na sexta-feira foi o dia da grande estreia, com sala cheia onde a narração duma história para crianças e adultos se misturava com a dança e o ballet moderno muito bem encenado!


Destacam-se a representação onde se reconhecem maravilhas que proporcionam às famílias a educação da alta qualidade de dança e formação em ballet, assim como em outras áreas nomeadamente a narrativa tão bem encenada.
 
Novelas uma vez mais se pode orgulhar das diversas áreas dedicadas á cultura e ao mundo do espectáculo, ao desporto e associativismo, onde os jovens e crianças se agrupam e optam pelas mais variadas áreas, afastando-se assim dos caminhos mais fáceis e espinhosos que a vida lhes poderia proporcionar.


Dançarinos jovens como vimos a partir de quatro ou cinco anos de idade, adultos quase todos baseados no desempenho amador mas muito profissional, ao invés da competição esforçaram-se para fornecer um carinho cheio de diversão em todas as faixas etárias, que enfatizaram pela importância do trabalho em equipe.
 
Este espectáculo teve um acompanhamento musical que incluía um baterista já conhecido do público, guitarristas excelentes e onde nem o presidente da Junta de freguesia se embaraçou em acompanhar e mostrar o seu gosto e arte pela música.


Vários grupos, várias associações, vários talentos, artes e engenhos, ocupam na freguesia de Novelas desde há muitos anos, um papel primordial que enriquece, e a tornam cada vez mais forte.
 
Bonito de se ver!

PARABÉNS.

Novelas 20 de Dezembro de 2011



domingo, 27 de novembro de 2011

DVD - 62 JORNADAS DO ARQUIVO.


HISTÓRIA NOBILIÁRQUICA!


A Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel levou a efeito nos dias 25 e 26 de Novembro de 2011, no auditório do Pavilhão Municipal de Penafiel, as jornadas dos Arquivos e a História Nobiliárquica.
 
Com painéis de grande talento, procedeu-se no dia 25 á sessão de abertura pelo Doutor Alberto Santos (Presidente da Câmara Municipal de Penafiel) e Professor José Carlos Meneses (Presidente da Direcção da Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel).
 
Os conferencistas mostraram um enorme brilhantismo nas diversas práticas apresentadas, como foi o caso da Doutora Paula Sofia Fernandes (membro do citcem) com a temática: 
 
A Câmara Municipal de Penafiel e a salvaguarda dos arquivos de família: «“O caso do arquivo da Quinta da Aveleda” conferindo assim “que a informação histórica de um concelho não se pode reduzir à informação contida no arquivo do município, uma vez que os sistemas de informação sempre se interrelacionaram, ao longo da história e continuam a relacionar-se.
As elites locais saíram das casas nobres do concelho, passaram pelas confrarias e irmandades dessa localidade até chegarem ao poder político e administrativo. Desta forma, recuperar e difundir a informação de um concelho, extravasa o tratamento do arquivo municipal.
 
 A Câmara Municipal de Penafiel tem tido perfeita consciência deste facto e dessa forma, através do seu arquivo municipal tem levado a cabo ao longo dos últimos dez anos, um conjunto de contratos com varias entidades, quer juntas de freguesia, quer confrarias e irmandades, quer ainda com varias casas particulares, detentores de importantes acervos documentais, nomeadamente a “ Casa de Vila Boa de Quires”, a “Casa da Companhia”, a “ Casa de Cabanelas”, a “Quinta da Aveleda” entre muitas outras».
Conferenciaram, então Doutor Pedro Maria Guerreiro Nuno de Abreu Peixoto, com «As metodologias de abordagem aos fundos privados»;
Doutor Abel Leandro Freitas Rodrigues com “Os arquivos Pessoais e familiares entre dois paradigmas: “Do acesso à investigação” Fundação da Casa de Mateus;
Doutor Nuno Resende com “A importância dos arquivos públicos e privados para o estudo do conflito familiar e nobiliárquico no Antigo Regime”;
Doutor Augusto-Pedro da Rocha Páris Lopes Cardoso “A honra de Barbosa”;
Engenheira Paula Cristina Ribeiro da Silva Teles com a  Regeneração Urbana: “O que vamos fazer no centro é histórico! - A Regeneração Urbana de Penafiel foi um processo despoletado no Verão de 2008, com a preparação e elaboração da estratégia e da sua candidatura ao Programa Operacional “ON.2 - O Novo Norte”;

 

Doutor António Monteiro Novais Sanhudo de Portocarreiro, com Um Genealogista esquecido, ANTÓNIO CYRNE DE VASCONCELOS … “gente de Penafiel em justa homenagem a duas figuras grandes, embora pouco faladas”…  ;
Doutora Ana Maria da Costa Macedo com “o contributo das fontes produzidas no círculo da vida privada e da família para a história social;
 Doutor António José de Oliveira com "A actividade mecenática do arcebispo D. José de Bragança nos conventos femininos vimaranenses (1746-1754)";
 
Doutor Eduardo Pires de Oliveira A capela de Nª Sª do PILAR, A Casa de Vale de Flore ou de Enfias, em Braga, e a tipologia de Planta em U;
 
Doutor Manuel Maria Martins da Silva Costa, Ascendência Nobiliárquica do último correio assistente de Esposende, “A propósito de um obelisco tumular brasonado no jazigo dos Velosos de Miranda existente no cemitério municipal” O Correio Assistente de Esposende, José Maria Velloso de Miranda Ferreira e Matos, mandou construir no cemitério da localidade um jazigo em granito, onde pontifica um obe-lisco tumular brasonado, para nele sepultar o Pe. José Velloso de Miranda Ferreira e Matos, seu tio e padrinho, que foi pároco de Esposende (1836-1846), falecido em 1859;
  
Doutor Pedro Domingos da Costa Carvalho – “A relevância das Casas Solarengas para o Turismo do Porto e Norte – oportunidades e tendências no quadro do turismo cultural e criativo!”;
 
Doutor Pedro Alexandre Almeida de Vasconcelos Gomes Cardoso A capela particular em Lamego e Tarouca: um espaço de arte sacra de encomenda familiar;
 
Professor José Carlos Meneses Rodrigues – presidente da Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel “Capelas particulares e talha: vivência pós-tridentina e nobilitação da residência das elites”;
Doutora Maria Helena Parrão Bernardo “O contributo para o estudo da arquitectura de Arrifana de Sousa/Penafiel: a casa nobre;
 
Doutor José Manuel Tedim Prof. Associado da Universidade Portucalense O casamento régio no séc. XVIII “A TROCA DAS PRINCESAS”;
 
Doutora Lúcia Afonso - ARQUIVOS E DOCUMENTAÇÃO FAMILIARES “A fidalguia arcuense e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento da Santa e Real Casa da Misericórdia”.
 
A finalizar no dia 26, procedeu-se ao encerramento com Doutora Susana Oliveira (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel) e de seguida foram feitas visitas á Quinta da Aveleda e às obras do fidalgo no Marco de Canaveses.
 
Um trabalho enriquecedor e excelente.
Parabéns aos conferencistas e á Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel.

Reinaldo Meireles

 27 de Novembro de 2011